top of page

25 dicas para conseguir deixar as obrigações de lado e descansar



Deixar as obrigações de lado e conseguir descansar (e descansar mesmo) não é algo fácil.

Acho que há vários e vários motivos pelos quais a gente acaba não conseguindo descansar: as tarefas nunca acabam e achamos que só podemos descansar quando elas acabarem; temos medo de ficar sozinhos com nós mesmos, quando tentamos descansar; nossa mente ainda está pensando nas tarefas que precisamos fazer, que devíamos ter feito e por aí vai.

Mas eu vou hoje te dar 25 dicas para conseguir descansar e deixar as obrigações de lado quando for fazer isso. Mas antes, acho que é importante entendermos sobre os perigos do excesso da produtividade.

Eu fiz uma pirâmide, explicando detalhadamente sobre os perigos do excesso da produtividade:





Ou seja: excesso de produtividade gera estresse, que gera entorpecimento, que gera burnout, que gera depressão.

Você pode estar em um desses estágios dessa pirâmide (no estágio do excesso da produtividade, no do estresse, no do entorpecimento, no do burnout ou até no da depressão), então, seja qual for o estágio em que você estiver, a primeira coisa que precisa fazer é descobrir de fato em qual estágio você está.

Depois de fazer isso, então você pode ir direto para as dicas que eu vou dar para o estágio em que você estiver, mas eu recomendo ler as dicas para todos os estágios, já que, quando você lidar com um estágio, acredito que irá regredir, então para ir até a base da pirâmide, você precisa fazer as dicas que eu te darei em cada estágio.

Ficou confuso, eu sei. Mas vamos dar exemplos:

Se você está no estágio do burnout, depois de fazer as dicas para lidar com o seu burnout, talvez você ainda tenha o entorpecimento quando o burnout for embora, então vai ter que lidar com entorpecimento também.

Da mesma forma, quando você lidar com o entorpecimento, ainda assim, vai precisar lidar com o estresse, entende? E, depois de lidar com o estresse, vai ter que lidar com o excesso da produtividade.

Então, leia as dicas para lidar com o seu estágio e com os estágios anteriores ao seu. Vamos lá! Vou começar com o pior de todos, indo para o menos pior.


Salva essa imagem no Pinterest para se lembrar das dicas (ou apenas para ajudar mais gente a ver esse conteúdo) <3









Depressão


  1. Focar na sua saúde física (focar em se alimentar bem, em fazer exercício físico, em se hidratar bem, em dormir bem). Eu tenho alguns conteúdos que podem te ajudar com isso, então clique aqui para ir na categoria Autocuidado.

  2. Focar nos pequenos prazeres do dia a dia: faça um chazinho e sinta com calma o gosto dele, o calor da xícara, o vapor do chá. Tente focar nos seus cinco sentidos ao fazer uma atividade, seja ela qual for.

  3. Pratique a autocompaixão. Clique aqui para ver o meu vídeo sobre isso.

  4. Pare de tentar resolver os seus sentimentos e a sua dor. Aceite eles, quanto mais você lutar contra eles, pior vai ser.

  5. Não atenda aos seus desejos internos. Muitas vezes, quando estamos com depressão, nossa mente começa a desejar se afastar das demais pessoas à nossa volta, ficar quietinho, não comer nada ou comer excesso de coisas. Seja qual for os desejos que a sua mente te pede, não os atenda.


Burnout


  1. Tire férias. Mesmo que sejam por apenas duas semanas, mas tire férias. Nada de trabalho, nada de esforço mental. Confie em mim.

  2. Se ainda não consegue tirar férias, delegue algumas tarefas suas. Tente reduzir a sua produtividade pela metade: a outra metade, pague para outra pessoa fazer isso por você.

  3. Para as tarefas que você reduziu pela metade, tente desmembrá-las em tarefas menores ou dividi-las em partes. Distribua elas no decorrer do dia e, a cada mini-tarefa concluída, descanse pelo mesmo tempo que você usou para fazer essa tarefa. Fique alternando entre produtividade e descanso.


Entorpecimento


  1. Adote um diário de escrita de sentimentos. Eu já fiz vários conteúdos sobre como expressar seus sentimentos, mas tem um que eu gosto bastante que é esse aqui.

  2. Faça atividades que você precisa pensar: exercício físico sozinho, limpar a casa ou lavar algo, tomar um banho mais demorado, comer sem assistir algo enquanto isso. Não coloque música ao fazer essas atividades, não coloque nada, deixe apenas o silêncio e a sua mente interagir com você.

  3. No final do dia, deite e fique olhando para o teto por alguns minutos, mesmo que sejam apenas cinco minutos.

  4. Medite. Meditar e principalmente meditar em silêncio, vai te forçar a encarar seus pensamentos e sentimentos. Mas lembre-se: seus sentimentos e pensamentos vêm e vão, e eles não definem quem você é. Talvez seja interessante praticar a atenção plena e a metaconsciência ao meditar também.

  5. Faça coisas novas. Às vezes ficar sempre na mesma rotina faz com que você se canse mais e mais, então fazer coisas novas pode ser bom e te faz pensar mais sobre o seu lado interno. Clique aqui para ver um texto meu com 85 dicas de como sair da rotina.


Estresse


  1. Tenha um horário na semana para lidar e resolver seus problemas. No decorrer da semana, anote em uma nota do celular ou grupo do whatsapp com apenas você os problemas que precisa resolver quando o horário de resolver os problemas chegar.

  2. Tenha um horário para lidar com os seus sentimentos negativos. Aqui tem um texto meu sobre como lidar com os seus sentimentos negativos. E aqui tem um texto meu falando sobre como lidar com os seus pensamentos negativos.

  3. Abra espaço na sua rotina para um trabalho criativo, dizendo não para algo que te causa estresse.

  4. Faça uma lista de todas as coisas que te causam estresse. Quais delas você pode eliminar da sua rotina? Quais você pode delegar para outra pessoa fazer por você? Quais você pode transformar para algo menos estressante? Responda essas perguntas e se estiver muito difícil, veja esse meu texto sobre como resolver problemas e esse sobre como resolver problemas difíceis e emocionais.

  5. Fale com um amigo sobre o seu estresse. Muitas vezes só de você colocar para fora, isso já pode te ajudar.

  6. Adote um diário de gratidão. Às vezes a gente está tão, mas tão focado nas preocupações e problemas, que esquecemos das coisas boas e que somos gratos, então talvez se lembrar do que você sente gratidão, possa te ajudar a lidar melhor com o seu estresse.


Excesso de produtividade


  1. Restrinja 3 prioridades para cada dia e, ao finalizar elas, você não precisa fazer mais nada.

  2. Diga não para o desnecessário.

  3. Coloque como tarefa na sua agenda "descansar".

  4. Tenha um hobby que te relaxe: alguma atividade que você pode fazer toda semana ou todo dia (mesmo que seja por apenas alguns minutos) e que vai te descansar e relaxar. Práticas espirituais muitas vezes ajudam demais com isso. Estar em contato com a natureza também.

  5. Tenha os 5 tipos diferentes de descanso na sua rotina. Clique aqui para ouvir um episódio no meu podcast sobre isso e clique aqui para ver um post no meu instagram que eu falei sobre os 5 tipos também.

  6. Reserve o fim de semana para o descanso e apenas para o descanso.


Então, essas dicas foram úteis para você? Se sim, me conta nos comentários que eu iria adorar saber!

E se você quiser receber mini-produtos para te ajudar a ter cada vez mais amor próprio, clica aqui para se inscrever e saber mais sobre a minha newsletter!


 
 
 

Comments


©2020 por PAZ COM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page