top of page

Como cumprir as suas metas?



Escrever e cumprir metas são coisas totalmente diferentes. Você pode fazer um planejamento do que quer realizar ao final do ano, e de fato realizar elas, assim como pode fazer isso e não conseguir colocar nenhuma em prática (ou algumas apenas). 

Mas então, qual o segredo para conseguir cumprir as suas metas? 

Entender quem você é e o que você quer. Ou seja, o segredo é: tenha autoconhecimento. 

Parece que não tem relação entre metas, autoconhecimento e amor próprio, mas tem sim. Primeiro porque você deve criar metas realistas, que estejam de acordo com a sua realidade, com a sua energia, com as suas capacidades. 

Afinal, não adianta você colocar como meta “ler por 1 hora por dia” se você só tem 10 minutos sobrando no seu dia. É matematicamente impossível. 

Então, entender os seus limites é um dos primeiros passos para criar e cumprir as suas metas. 

Em segundo lugar, cumprir metas exige autoconhecimento pois envolve entender o que você verdadeiramente quer realizar. Talvez você coloque como meta “entrar na faculdade” quando na verdade isso é apenas o que os seus pais querem e não você. Ou coloque “aprender espanhol” quando você nem mesmo tem vontade de ir para algum país que fala essa língua. 

Por isso, o primeiro passo para criar e cumprir as suas metas é justamente esse: entender os seus limites e entender o que você verdadeiramente quer realizar até o final desse ano. 

E o segundo passo é criar as suas metas de uma forma inteligente e produtiva. E é isso que eu irei te ensinar neste texto! 


Entenda a energia do ano 


Todos os anos há uma carta do tarô que irá guiar esse ano. Também, todos os anos, há um signo chinês que dominará. Além do mais, quando você faz aniversário, pode fazer a sua Revolução Solar para entender quais os signos que irão te guiar e ajudar nesse próximo ano de vida. 

Eu poderia listar mais e mais itens que nos mostram que cada ano há influências diferentes atuando sobre nós. E quando eu digo influências, não digo algo que irá te controlar ou impedir de fazer algo, mas sim energias que estão mais próximas de te ajudarem e guiarem. É como uma correnteza: você pode nadar contra ela, é claro, mas também pode nadar no sentido dela. 

Quando entendemos a energia daquele ano (seja através do tarô, da numerologia, de signos ou de qualquer outra forma) fica mais fácil entender qual a energia favorável para aquele ano e isso nos ajuda a entender quais metas serão mais impulsionadas por essa energia. 

Por exemplo, o ano de 2023 foi o ano do Carro, que é uma carta que fala muito sobre motivação, sobre ir com todas as suas forças em um objetivo final, sobre aproveitar o processo e a jornada até o resultado, mas também sobre tomar cuidado para não “gastar todo o combustível no início da jornada”. 

Então, metas como prestar mais atenção ao presente, descansar mais e achar aquilo que realmente te traz motivação eram metas que foram favorecidas pela energia do ano. Não que elas fossem ocorrer sozinhas, mas haveriam duas forças atuando para que elas se tornassem reais (você e as energias). 

O ano de 2024 é o ano da Força, que fala muito sobre maturidade, inteligência emocional, sobre refletir antes de agir. É uma carta que possui muito da energia da cautela, da ponderação e de agir com mais responsabilidade. 

Por conta disso tudo, este ano está favorecendo metas como “economizar mais”, “comer de forma saudável”, “ser mais responsável”, “cuidar mais da minha saúde emocional”. Tudo aquilo que consideramos “atitudes maduras” são favoráveis neste ano.

Então, priorizar essas metas (principalmente para o início do ano) é de extrema importância para alcançar o sucesso delas. 


Defina os três verbos do ano 


Um erro comum que muitas pessoas cometem ao criar metas é definir tantas, mas tantas metas que elas ficam perdidas, confusas e desorientadas. Elas não sabem por onde começar, o que fazer e nem mesmo como podem sequer pensar em colocar todas essas metas em prática. 

Por isso, algo que eu venho fazendo nos últimos anos e que me ajuda a cumprir as minhas metas é definir quais são os três verbos que eu quero tornar reais até o final do ano. 

Você pode escolher qualquer um: amadurecer, se abrir, economizar, descansar, viajar, trabalhar, aposentar, focar, meditar. O céu é o limite! 

Mas lembre-se do que falamos no início sobre autoconhecimento: devem ser verbos que sejam realistas e que tenham a ver com algo que você verdadeiramente quer realizar. 


Tenha metas mensuráveis 


Depois disso, começa a parte prática (e que eu considero a mais divertida): definir com bastante clareza as suas metas. 

Toda meta deve ter um ponto claro em que você saberá que atingiu ela. Ela tem que ser mensurável

Por exemplo: “ler mais” não é uma meta mensurável, enquanto que “ler 10 livros no ano” é mensurável. “comer de forma mais saudável” não é mensurável, mas “comer legumes e verduras em duas refeições ao dia” é mensurável. “emagrecer” não é mensurável, porém, “perder 10kg” é mensurável. 

Percebe a diferença? Uma você consegue saber claramente quando atingiu a sua meta, a outra não. 

As suas metas precisam ser assim. Você precisa saber com clareza quando as atingirá, pois, dessa forma, fica mais fácil seguir para a próxima etapa: quebrar a meta em partes menores. 

Metas costumam ser grandes, principalmente aquelas que queremos realizar até o final do ano. 

Mas, quando vemos uma meta gigantesca, nos assustamos e fica mais difícil de criar coragem para focar nela. O segredo aqui é dividir ela em partes menores. 

É como limpar um quarto muito bagunçado. Você olha para a sujeira nos móveis, a poeira no chão, as roupas na cama, os objetos jogados no armário e fica em dúvida de por onde começar. Você pode até ir fazer outra coisa, na tentativa de adiar ao máximo a arrumação e limpeza do quarto, mas, se você focar primeiro em organizar o armário, depois dobrar as roupas, em seguida tirar a sujeira dos móveis e depois limpar o chão, as coisas parecem mais simples e menos difíceis de serem realizadas. 

É a mesma coisa que você deve fazer com as suas metas. 

Se você tem como meta “ler 12 livros ao ano”, só precisa focar em ler 1 livro por mês ou em ler um quarto de um livro por semana. 

Se você tem como meta “comer legumes e verduras em duas refeições por dia”, comece focando em comer em uma refeição por semana. Em seguida, por dois dias por semana. Depois três, depois quatro, e assim por diante, até chegar ao sete. Depois, você foca em dobrar as refeições com legumes e verduras. 

Se você quer perder 12kg até o final do ano, foque em perder 1kg por mês. Ou 250g por semana. Assim parece mais fácil, não é? 

Anotar essas pequenas tarefas em algo visível, em algo que você possa ver todos os dias (uma agenda, um post-it no espelho do banheiro, um lembrete do celular) te ajudará a se lembrar de realizar essa meta. 

Afinal, se você não vê, não se lembrará da meta e não conseguirá colocar ela em prática, assim, não conseguirá cumprir ela. 

Há técnicas e maneiras diferentes de conseguir de fato colocar as atividades diárias em prática, para se organizar e se lembrar delas, e há uma aula do meu curso sobre amor próprio inteira para te ensinar isso, de forma que você consiga finalmente ter uma vida organizada, com foco e tarefas sendo realizadas todos os dias! Se quiser saber mais sobre o meu curso ou até se inscrever nele, basta clicar aqui

Espero que eu tenha te ajudado e até o próximo texto! 


 
 
 

Comments


©2020 por PAZ COM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page