top of page

Como ser saudável emocionalmente



O que significa ser saudável emocionalmente? 

Isso significa ter uma boa relação com os seus sentimentos e pensamentos, significa cuidar da sua dor e problemas e significa ter um relacionamento saudável com a sua mente. 

Acredito que, assim como ser saudável fisicamente envolve os pilares do nosso corpo (sono, alimentação e exercício), ser saudável emocionalmente também envolve os pilares do nosso emocional: sentimentos, pensamentos e dor. 

E é aprendendo a lidar e ter uma boa relação com esses três que podemos ter um relacionamento saudável com nós mesmos. 


Cuidar antes de curar 


Quando eu li o livro “Autocompaixão”, da Kristin Neff, eu li sobre a importância de focarmos muito mais em cuidar de nós mesmos e do nosso emocional ao invés de focar tanto em curar a nós mesmos. 

É uma diferença semelhante ao que se fala da própria medicina: aprender a lidar com as causas dos problemas e cuidar do seu corpo para que você não precise ficar sempre apagando incêndios (curando, tomando remédios para doenças). 

É uma questão muito mais de prevenção do que de curar. Claro, há momentos em que precisamos curar o nosso emocional. Mas, na maioria das vezes, os nossos processos de cura poderiam ser evitados se tivéssemos cuidado do nosso emocional. 

Então, como podemos cuidar do nosso emocional e de nós mesmos? 


Criando uma boa relação com os pilares do emocional 


Se o emocional é formado pelos nossos sentimentos, pensamentos e dor, a melhor forma de ser saudável emocionalmente é cuidando desses três. 

Podemos cuidar e lidar melhor com todos eles através da escrita terapêutica, que é uma técnica de escrita focada em cuidar dos seus sentimentos, pensamentos e dores. 

Há diversas formas de realizar a escrita terapêutica, mas a minha preferida eu aprendi com uma psicóloga da UFSC quando eu ainda fazia faculdade. 

A técnica é a seguinte: você deve escrever sobre a situação (ou sobre as coisas no seu dia que te chatearam). Em seguida, escreva o que sentiu diante dessa situação (frustração? medo? dor? raiva? tristeza?) e dê uma nota para esse sentimento (para que você possa mensurar e entender a intensidade do seu emocional na hora e depois também). 

Depois disso, você deve tentar achar uma explicação para o motivo de ter sentido tal sentimento diante de tal situação. 

Esse exercício é muito bom para cuidar dos seus sentimentos, dores e até pensamentos (já que você pode desabafar sobre o que pensou com essa situação no processo) além de que pode ser algo que você pode fazer todos os dias, ao final do dia. 

Criar o hábito de ter um caderno (seja digital ou físico) e escrever sobre o que você passou no dia, processando tudo o que viveu e o seu conteúdo emocional relacionado a esses eventos é uma forma valiosa de cuidar do seu emocional. 

Você pode fazer isso todos os dias, toda semana ou na frequência que achar necessário. Mas quanto mais vezes por semana você fizer, melhor será o efeito na sua saúde emocional. 


Estude sobre saúde emocional 


Outra forma valiosa de entender melhor como ser saudável emocionalmente é aprendendo mais sobre esse assunto, afinal, só podemos fazer algo quando entendemos sobre aquilo. 

E, para isso, eu tenho uma solução perfeita: o meu curso Paz com Amor Próprio. 

Com ele, você aprenderá a como ter uma boa relação com os seus sentimentos, pensamentos e dores. Como lidar melhor com os medos, como fazer as pazes com a procrastinação, perfeccionismo e demais autossabotagens. Aprenderá a como ser a sua melhor amiga e a como de fato cuidar de você mesma. 

Se você gostou das dicas desse texto, então irá aprender muito com o meu curso! 

Se quiser saber mais sobre ele e até se inscrever no meu curso, basta clicar aqui

Até o próximo texto e eu te vejo no meu curso! Até breve!


 
 
 

Comentarios


©2020 por PAZ COM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page