top of page

Como ter mais saúde mental

Atualizado: 17 de out. de 2020


ree

Saúde mental é uma coisa que muitos ignoram ou não veem importância. Tem gente que até vê importância, mas não faz algo de fato para ter saúde mental. Por isso, eu separei algumas dicas básicas para você ter mais saúde mental.

Essas dicas são mais básicas, porque ainda tem muita coisa nova e que ainda não foi descoberto sobre a nossa mente. A psicologia é recente e infelizmente, nem todo mundo acredita nela, fazendo com que seja mais difícil ainda o conhecimento que ela obtém chegar na maioria das pessoas.

Mas enfim, acho que se você fizer todas essas dicas todos os dias, vai conseguir ter muito mais saúde mental!


ree

Entenda e identifique os seus sentimentos

A sociedade reprime os nossos sentimentos, desde a nossa infância. Tem várias evidências disso, mas a que eu acho mais poderosa é a seguinte: quando alguém está mal ou triste ou com algum sentimento negativo e você diz “desabafa sobre o que você tá sentindo”, a pessoa muito provavelmente vai falar de situações, e não de sentimentos.

Ela vai falar coisas como “eu tive uma briga feia hoje” ou “eu fui excluído hoje no almoço”, mas não vai falar algo como “eu me senti tão vulnerável hoje numa briga” ou “eu me senti como se não fosse importante para ninguém que é importante para mim”. Percebe a diferença?

No primeiro caso (o que a maioria das pessoas fala) estamos falando de situações. Já no segundo, de sentimentos. E a gente acha que quando diz coisas como “eu tive uma briga feia hoje” ou “eu fui excluído hoje no almoço”, a gente está falando de sentimentos, mas na verdade, não estamos.

Não estamos porque 1) temos dificuldade de identificar o que de fato sentimos diante das situações e 2) nós não sentimos da mesma forma que os outros. Cada um sente de um jeito e quando você fala apenas de situações, podem estar implícitos para você os seus sentimentos ali, mas na verdade o outro vai interpretar aquelas situações com base no que ele sentiria.

Uma pessoa que teve uma briga muito feia pode ter se sentido vulnerável. Mas também poderia ter se sentido irritada. Ou poderia se sentir angustiada ou frustrada, principalmente se essa pessoa odiar conflitos. Ela poderia ter sentido várias e várias outras coisas, entende?

E uma das melhores formas da gente ter mais saúde mental é identificando e entendendo os seus sentimentos. Diante de uma situação, se pergunte “o que eu estou sentindo diante disso?” e tente identificar os seus sentimentos.

Uma coisa muito legal de se ter, é um diário de sentimentos. Um diário em que você vai escrever sobre o que sentiu naquele dia ou naquela semana. Não apenas sentimentos ruins, mas também os bons.

Tem inclusive um aplicativo muito bom para isso que se chama Daylio. Ele tem uma parte para registro de sentimentos, mas nele você também pode registrar o seu humor naquele dia e também o que você fez naquele dia. Com base nos seus humores e no que você fez em cada dia, ele cria gráficos e aí fica mais fácil entender possíveis relações entre as suas atitudes com os seus sentimentos.

Se não sabe como registrar os seus sentimentos, faça da seguinte forma: primeiro registre a situação. Depois se pergunte como se sentiu diante daquilo (normalmente é legal dar uma nota para o sentimento também, de um a dez) e depois registre o porque de você ter se sentido daquela forma, diante daquela situação.

Por exemplo: eu tive uma briga hoje. Eu me senti muito vulnerável (9) nela. Acho que eu me senti assim porque na minha infância meus pais sempre brigavam comigo e me faziam me sentir um lixo. 

Desse jeito, você consegue identificar mais claramente o que você faz que te deixa com sentimentos ruins (e sabendo o que te deixa com mais sentimentos negativos, é mais fácil reduzir essas coisas na sua vida) e também o que te deixa com mais sentimentos positivos (e assim, podendo aumentar mais essas coisas na sua vida).

Entenda o que são e como funcionam os sentimentos

Quando você entende o que é de fato aquele sentimento, fica muito mais simples identificar quando ele surgir e também, saber como lidar com ele.        

Aqui tem alguns exemplos:



Além de que, quanto mais palavras que nomeiam sentimentos você aprender, maior as chances de você conseguir se expressar com mais clareza e assim, entender melhor seus sentimentos e saber como lidar com eles.

Medite e se exercite

A gente muitas vezes gosta de achar que a nossa mente é uma coisa e o nosso corpo é outra totalmente diferente. Mas não é assim que funciona. Os dois estão ligados e funcionam em conjunto. Então, um corpo saudável, tem uma mente saudável e vice-versa.

É por isso que tanto se exercitar como meditar é importante para ter ambas as saúdes: mental e física.

O exercício físico vai te ajudar a manter o seu corpo em forma, mas vai te ajudar também com estresse e ansiedade. Vai te ajudar a lidar melhor com sentimentos ruins, como frustração, angústia e até mesmo depressão, se você tiver.

Vai por mim, eu sei do que eu estou falando. Exercício físico regular vai te deixar com muito mais saúde mental.

E claro, a meditação também é importante. Ela te ajuda a ter mais concentração, a ter mais foco, a lidar melhor com a ansiedade e com o estresse e também vai te ajudar a ter uma saúde física melhor, porque, afinal, meditação é, na essência, você respirar e começar a ter mais noção do seu corpo.

Quando a gente medita, a gente precisa focar na nossa respiração. Claro, tem vários tipos de meditação e cada uma tem um foco diferente, mas em todas elas você precisa focar na sua respiração para funcionar. E quando você foca na sua respiração, você foca no seu corpo também. Foca no seu peito subindo e descendo. Se você fizer de olhos fechados (o que eu recomendo), vai ter os seus outros sentidos mais aguçados e assim, vai perceber mais o seu corpo funcionando, ali, naquele exato momento.

E tem coisa melhor para a sua saúde do que ter noção e perceber o seu corpo funcionando?

Se não sabe como meditar, tá aqui um mini guia de como meditar:


ree

Não se autodeprecie ou seja negativo

A autodepreciação é muito prejudicial para a sua saúde mental. Parece simples e bobo, mas é uma coisa extremamente poderosa (e ela tem poderes malignos).

Quando você diz para si mesmo coisas como “eu sou uma pessoa horrível”, “eu não sirvo para nada”, “eu nem deveria tentar fazer algo hoje, eu vou fracassar em tudo mesmo” ou coisas assim, você acaba focando no negativo. E quanto mais você foca no negativo sobre si mesmo, menores são as chances de você se amar e ficar confiante de si.

Quanto menos você se ama e está confiante de si, mais difícil é para você fazer as coisas. E quanto mais difícil é para você fazer as coisas, mais você vai se autodepreciar. E aí mais você foca no negativo e ai vira tudo um ciclo vicioso que só faz com que, no mínimo, a sua saúde mental piore pra caramba e a sua vida também.

Então, comece a focar mais no positivo. Eu sei que é difícil e realmente é mais difícil para uns do que para outros, justamente porque a parte do nosso cérebro que foca nas coisas positivas e nas negativas é assimétrica, de forma que sempre um dos lados vai ser maior (ou o que foca no negativo ou o que foca no positivo).

Mas com treino e esforço, você consegue mudar isso. Você consegue tornar mais e mais fácil focar no positivo. Tenta todos os dias focar em duas coisas boas, seja em você, na sua vida ou no seu dia. Só duas coisas por dia. E vai variando, não podendo repetir as coisas durante uma semana.

Garanto que depois de um tempo, já vai ser mais simples focar no positivo e assim, você terá mais saúde mental.

Nesse meu texto sobre como se amar eu dei mais uma dica pra para de se autodepreciar. Vai lá ver ela para evitar ao máximo se autodepreciar!

Agradeça

E por último, mas não menos importante, crie o hábito de agradecer.

Eu acho que agradecer é mais poderoso ainda do que focar no positivo, porque agradecer é você, além de focar no positivo, confiar e acreditar que tem alguém que está fazendo a sua vida ser melhor.

Mesmo que você não acredite em Deus ou em qualquer outra força maior, quando você agradece, você está falando com outra pessoa. E só de fazer isso, você já está, mesmo que inconscientemente, vendo que nem tudo aqui está sob o seu controle e que tá tudo bem com isso.

Porque você querer ter controle sobre tudo e controlar tudo gera muito estresse e ansiedade e quando você tira esse peso de dentro de você, é muito mais simples ter mais saúde mental, entende?

Então, agradeça. Agradeça todos os dias, pelo menos por uma coisa por dia.

Espero que depois dessas dicas você consiga ter mais saúde mental!

Comentários


©2020 por PAZ COM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page