top of page

Como ter motivação para criar hábitos?



Hábitos são um desafio para a maioria das pessoas. Não apenas criar hábitos como também manter eles é uma coisa difícil. Mas algo que nos ajuda a manter hábitos é ter motivação no processo, nessa jornada que jamais acabará (afinal, hábitos a gente mantém por toda a vida ou até que a gente não precise ou queira mais eles). 

E, com anos e anos de tentativas de manter hábitos (a maioria eram ligados aos famosos “hábitos saudáveis”) eu acabei criando um sistema que me ajuda demais a ter motivação todos os dias para manter os meus hábitos. 


A importância de visualizar o progresso 


Uma das coisas mais frustrantes em tentar manter hábitos é quando não somos capazes de ver o nosso progresso. 

A nossa memória pode tentar fazer isso, mas ela é falha. Ela é mentirosa e ela pode te enganar nesse processo. 

A sua memória pode te convencer de que você só se exercitou uma vez naquela semana, quando na verdade você se exercitou três vezes. Ela pode se lembrar apenas dos dias em que você furou a dieta e não daqueles em que você seguiu ela a risca. Ela pode se esquecer de quando você fez aquelas aulas que vem estudando e só te lembrar das vezes em que você não teve produtividade. 

A nossa memória é falha e quanto mais dependermos dela para mapear o nosso progresso, pior as coisas vão ficar: pois você só vai se lembrar das coisas negativas que fez e raramente das boas com relação aos seus hábitos. 

Por isso, eu anoto todos os dias quando eu faço um determinado hábito que eu quero manter. 

Eu faço uma tabela no início de todos os meses da minha agenda, em que eu apenas marco um X no dia em que eu fiz aquele hábito. Isso me ajuda muito a ver o progresso desse hábito, além de que me dá motivação para fazer aquela atividade apenas pela satisfação de poder marcar aquele xizinho. 




Como você irá definir se fez o hábito ou não? 


Na maioria das vezes em que falamos sobre hábitos, a discussão “qualidade vs quantidade” entra em jogo. E isso também deve ser considerado. 

Quando você marcar o X na sua agenda, você irá definir que o hábito foi feito de que forma? Prezando pela qualidade ou prezando pela eficácia? 

Se você prezar pela eficácia, apenas ter feito o hábito (mesmo que não da melhor forma possível) será motivo para marcar o X. 

Por exemplo: um dos hábitos que eu estou tentando manter é me exercitar todos os dias. Não me importa se eu corri uma hora ou quinze minutos, isso já é motivo para marcar o X. Não me importa se o exercício que eu fiz foi corrida ou yoga, isso também não é motivo para não marcar o X. 

Agora, há hábitos em que você pode preferir prezar pela qualidade. Então, a forma com que o hábito foi feito importa sim. 

Por exemplo: um outro hábito que eu estou tentando manter é me alimentar de forma mais saudável. E o que de fato isso significa para mim? Qual a qualidade que eu quero alcançar? 

Para isso, eu criei um “sistema de pontos” para a minha alimentação. 

Eu marco todos os dias o que eu comi e, com base em cada item, eu marco os pontos. Se eu comi legumes e verduras em uma refeição, isso vale 10 pontos. Se eu só comi carboidratos ou doces em uma refeição, perco 10 pontos. Se eu comi algo que possui uma fruta, ganho 5 pontos. Se eu comi uma fruta integralmente, ganho 10 pontos. Se eu comi miojo, perco 50 pontos. E por ai vai. 

Ao final do dia, eu faço as contas dos meus pontos e anoto. Se no final do dia eu tiver 20 pontos ou mais, marco o X de que eu me alimentei de forma saudável. 

Essa é uma forma de mensurar a qualidade do meu hábito, mas você pode fazer algo menos complexo se preferir. 

Você pode definir por tempo (“corri por uma hora”, “estudei por duas horas”) ou pode definir por objetivos (“bebi 2 litros de água”, “li 20 páginas”). Isso tudo é interessante de definir para que você saiba como e quando exatamente pode marcar o X na sua agenda quando fizer aquele determinado hábito. 


Se um dos seus hábitos é cuidar melhor de você mesmo


Se essas dicas te ajudaram e você tem como meta criar mais hábitos saudáveis e ter uma melhor relação com você mesmo, então considere investir no meu curso Paz com Amor Próprio, em que eu te ensinarei a como criar um relacionamento saudável e amoroso com você, como ter hábitos saudáveis e como de fato ter uma vida mais leve! 

Se você quiser conhecer e entender mais sobre o meu curso, basta clicar aqui. E para investir nele, também basta clicar aqui

Espero que essas dicas tenham te ajudado! Até mais!


 
 
 

Comments


©2020 por PAZ COM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page